Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínios: o que são?

11 de janeiro de 2018
Foto de uma mão escrevendo dados em um caderno com um relatório com vários gráficos para a pauta "Despesas ordinárias e extraordinárias: o que são?" para o Blog da Estasa

Um dos assuntos que mais causam dores de cabeça nos síndicos são as despesas ordinárias e extraordinárias. Muitas pessoas fazem confusão no que cada uma é e isso é muito importante na hora de organizar as contas do condomínio.  Se você é um daqueles que também faz confusão nesse assunto, fique tranquilo! O Blog da Estasa vai te explicar a diferença entre elas.

O que são as despesas ordinárias?

Despesas ordinárias são todos os gastos rotineiros e necessários para manutenção do condomínio, como: salários, prestadores de serviços, encargos fiscais e trabalhistas, despesas de consumo, manutenção, seguro, gastos administrativos, conservação, pequenos reparos e outras. Nessa área o síndico precisa ter muito cuidado, pois uma previsão orçamentária errada pode levar as finanças do condomínio ladeira abaixo. É preciso planejar com muito cuidado todas essas despesas, já que são fixas e certas ao longo de todos os meses.

Leia Mais:

Blog Estasa – Qual a importância da Administradora de Condomínios?

Blog Estasa – Dívida de condomínios sobe 45%. Veja como evitar ações judiciais

Blog Estasa – Como funciona uma Assembleia de Condomínio? Devo Participar?

E as despesas extraordinárias?

Já as despesas extraordinárias, como o próprio nome diz, são os gastos extras oriundos de imprevistos como: vazamentos, substituição de equipamentos, reformas, benfeitorias entre outros exemplos.

Normalmente estes gastos podem ser automaticamente feitos pelo síndico em dois casos: até um limite de valor previsto na convenção ou aprovado em assembleia, ou quando é um caso emergencial que se não solucionado implique em perdas maiores ao condomínio, fora isso as despesas extraordinárias devem ser aprovadas em assembleia de condomínio.

Quem aluga um local deve estar sempre de olho: por lei, as despesas ordinárias são de responsabilidade do inquilino, mas as extraordinárias caem nas mãos do proprietário do imóvel. Um bom acordo é que o pagamento dessas despesas, quando feitas pelo inquilino, sejam depois descontadas do próprio aluguel.

Pareceu complicado?

Veja também: a Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio. 

💬 Precisa de ajuda?