Qual a importância da Administradora de Condomínios?

26 de abril de 2017
Foto de uma pessoa segurando um tablet com calendário e de um Macbook com a tela contendo vários gráficos para a pauta "Qual a importância da Administradora de Condomínios?" do Blog da Estasa.

Qual a importância da Administradora de Condomínios?

Frequentemente, as pessoas não entendem o que uma administradora de condomínios faz e nem qual é a sua importância. A tarefa de ser síndico é um trabalho bastante árduo, que necessita de conhecimentos técnicos especializados (e que até alguns anos atrás não eram necessários).

Uma boa administradora de condomínios facilita a vida do síndico e dos seus condôminos, aliando facilidades em termos de inovações tecnológicas (emissão de segunda via de contas, balancetes online, entre outras facilidades) com o conhecimento técnico para tirar todas as dúvidas dos síndicos.

1 – Necessidade de ter uma administradora de condomínios

O atendimento técnico às demandas do síndico é fundamental. Ter uma boa administradora de condomínio significa ter uma empresa que auxilie o síndico com profissionais treinados e capacitados a responder as dúvidas do síndico e, principalmente, resolver os problemas do condomínio.

A tarefa de ser síndico de um condomínio traz consigo responsabilidades legais, que podem causar vários tipos de problemas na vida da pessoa que se habilite. O síndico tem responsabilidade civil e criminal em relação aos assuntos do condomínio. Além disso, seu nome fica atrelado ao CNPJ do condomínio enquanto estiver na função, o que traz responsabilidades com relação às questões tributárias que envolvem o condomínio.

2 – Escolha da Administradora – momento importante

Na hora de escolher uma Administradora de Condomínios pesquise sua solidez, tempo de mercado, visite sua sede. Prefira uma empresa certificada pela mais importante chancela desse mercado na atualidade que é o PROCONDO – Programa de Auto Regulamentação da Atividade Condominial, desenvolvida pela ABADI e auditada pelo Bureau Veritas, a maior empresa de certificação do mundo, que analisa 154 itens de qualidade de serviços das Administradoras de Condomínios.

LEIA MAIS:

Blog Estasa: Que tal contratar um síndico profissional?

Blog Estasa: Como preparar a previsão orçamentária de um condomínio

Blog Estasa: Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínios: o que são?

Outra questão importante é entender se sua administradora oferece todos os serviços necessários ao síndico. Além da operação tradicional de rateio, emissão de boleto, arrecadação, pagamento e prestação de contas, é fundamental que sua administradora também tenha um bom serviço de cobrança extrajudicial e judicial para cotas atrasadas, suporte ao síndico em questões legais condominiais e faça um trabalho criterioso na parte tributária. É verdade que pela sua natureza de rateio de despesas o condomínio não precisa recolher tributos, mas a correta retenção de impostos de fornecedores é fundamental para evitar problemas futuros.

A área de DP (Departamento Pessoal) merece uma atenção especial, a parte trabalhista brasileira é complexa, é fundamental que a administradora se mantenha atualizada das mudanças legais bem como informe aos síndicos dos procedimentos corretos e do que implica em riscos de autuação. Não adianta a administradora ser flexível com os síndicos e isso no futuro implicar em autuações e multas ao condomínio.

3 – Características desejáveis em uma administradora

Como pudemos observar, para auxiliar o Síndico na gestão de um condomínio, a empresa que se habilitar precisa estar bem preparada e contar com um corpo técnico capacitado e muito bem treinado. Além disso, a solidez e segurança da empresa que vai gerir os recursos do condomínio deve ser a garantia que trará a tranquilidade ao síndico e condôminos de que seus recursos estão em mãos responsáveis e com capacidade de arcar com quaisquer problemas que venham a ocorrer. Por isso alguns cuidados são importantes.

Na Estasa, o Síndico tem inúmeros benefícios que podem tornar sua gestão muito facilitada. Nossa equipe é treinada e especializada na administração de condomínios, mercado em que atuamos desde 1973. Nossas soluções tecnológicas alcançam todas as necessidades do condomínio, desde a emissão de uma segunda via do boleto de pagamento, passando pela exibição de balancetes dos últimos doze meses, até formas modernas de reservar espaços através, inclusive, de aplicativo para smartphone.

Pareceu complicado?

Estamos preparados para auxiliar condomínios de todos os tamanhos e complexidades, sempre mantendo o alto nível de atendimento e atenção que nossos clientes merecem. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.

💬 Precisa de ajuda?