11 de Fevereiro – Dia do Zelador!

11 de fevereiro de 2017
Foto com vários professionais de condomínio (zeladores, porteiros, jardineiros) para a pauta "Dia do Zelador (11 de Fevereiro)" para o Blog da Estasa.

O dia do zelador é comemorado anualmente todo dia 11 de Fevereiro. Ele é um profissional muito importante, porém frequentemente menosprezado. Bastante solicitado nos condomínios, ele é sempre o primeiro nome a quem as pessoas recorrem: quando alguma coisa quebra ou quando precisam de informações sobre como parar um vazamento.

Origem do Dia do Zelador:

decreto de Lei nº 2.131 (, de 4 de outubro de 1979), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, institui o dia 11 de Fevereiro como o “Dia do Zelador”. No Brasil, essa data é comemorada em várias datas diferentes, entre os dias 9 e 11 de Fevereiro, principalmente. O dia do zelador escolar aparece normalmente nos calendários em 9 de Fevereiro.

Qual a diferença entre o porteiro e zelador?

Considerado o braço direito do síndico, o zelador possui várias atribuições que exigem dedicação, responsabilidade e, principalmente, paciência para conciliar as demandas do dia a dia do condomínio e as solicitações dos moradores. Brevemente, ao chegar em um condomínio, o porteiro é o primeiro ponto de contato.  É ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades. O zelador tem a responsabilidade de manter o lugar em que moramos (ou trabalhamos) em ordem e funcional. O papel dele é fundamental nas nossas vidas e o responsável precisa conhecer a rotina do condomínio e seu Regulamento Interno.

A área de atuação do zelador é bastante abrangente e, de maneira a valorizarmos esse profissional, há um leque de funções atribuídas ao cargo.

Foto com uma mulher praticando meditação e os dizeres não adianta fazer yoga e não dar bom dia para o porteiro para a pauta "Dia do Zelador (11 de Fevereiro)" para o blog da Estasa
Brincadeirinhas à parte, essa mesma reflexão vale para o dia do Zelador. Não adianta fazer yoga e não cumprimentar esses profissionais no seu condomínio.

LEIA MAIS:

Blog Estasa – Como tornar o zelador o maior aliado do síndico

Blog Estasa – Quais as funções de um porteiro de condomínio?

Blog Estasa – Cursos para porteiros deixam prédios mais seguros

Atribuições:

  • Compete ao zelador manter a ordem, limpeza e higiene das partes comuns do condomínio;
  • Zelar pelo sossego e boa convivência de acordo com Regulamento Interno do condomínio;
  • Comunicar ao síndico, quaisquer irregularidades ocorridas; e auxiliá-lo nas atividades administrativas;
  • Organizar e gerir os demais empregados do condomínio, fiscalizando o andamento das tarefas subordinadas a eles; bem como, orientá-los sobre a aparência, conduta e normas de trabalho;
  • Verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, a fim de detectar anormalidades e acionar as equipes técnicas das empresas responsáveis pela manutenção destes equipamentos, incluindo os elevadores do condomínio;
  • Fiscalizar a execução de serviços de reparo, manutenção e outros contratados pelo condomínio;
  • Coordenar e fiscalizar a entrada ou saída de mudanças;
  • Não permitir aglomerações de pessoas nas portarias, garagens, corredores e demais dependências do condomínio;
  • Receber e distribuir as correspondências destinadas aos moradores.

A Estasa parabeniza esses profissionais que tornam a nossa vida mais fácil e tranquila!

Fonte: Thyssenkrupp: 11 de Fevereiro – Dia do Zelador!

Pareceu complicado?

A Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.