[Coronavírus] Uso de máscaras em condomínios 

22 de abril de 2020

(Decreto municipal Nº 47375 de 18 de abril de 2020)

Data: 22/04/2020
O decreto acima é de suma importância para funcionários e moradores de condomínios, então a Estasa preparou orientações a serem repassadas a todos.
IMPORTANTE: MÁSCARAS NÃO FORNECEM PROTEÇÃO TOTAL, MAS REDUZEM A PROBABILIDADE DE CONTÁGIO EM ATÉ 98,5% SE UTILIZADA POR TODOS. 
  1. O que diz o decreto?

Torna obrigatório o uso de máscara facial não profissional nos deslocamentos em vias públicas e nos trabalhos autorizados a operar. Agentes públicos estarão orientando moradores podendo multar em casos de insistência no não uso.

O uso se torna obrigatório a partir de 23/04/2020.

  1. Quem no condomínio deve usar?

Todos os funcionários em período de trabalho ou não devem utilizar a máscara. Os funcionários que precisem deixar os condomínios, mesmo que no deslocamento para suas residências, devem utilizar a máscara

  1. E os moradores?

Recomendamos que os funcionários orientem os moradores a utilizar máscaras durante todo o deslocamento pelo condomínio, principalmente, em locais fechados como elevadores. Importante lembrar do uso também quando forem para a rua.

  1. E os entregadores?

Deve ser permitido o acesso aos condomínios apenas de entregadores portando a máscara.

LEIA MAIS:

Blog Estasa – [Coronavírus]: Informativo sobre a MP 936/2020

Blog Estasa – [Coronavírus]: Orientações para conter o Covid-19 em condomínios

Blog Estasa – [Coronavirus]: Barulho na quarentena – convivência difícil entre moradores

  1. Quais os tipos de máscara?

Descartáveis – possuem prazo de validade e devem ser utilizadas somente uma vez por até 4h conforme recomendação do fabricante.

Máscaras caseiras reutilizáveis –  devem cobrir totalmente boca e nariz. Deverão ser lavadas com água, sabão e água sanitária (recomendado deixar de molho por 10 minutos) e passadas com ferro bem quente para maior esterilização antes de serem reutilizadas. Seu uso é pessoal/individual, jamais deve ser compartilhada.

  1. Que outras dicas são importantes?

Antes de colocar e depois de tirar a máscara higienize as mãos.

Evite tocar na parte interna da máscara, sempre segurando-a pelas alças.

Quando não for possível a troca das máscaras descartáveis, utilize um lenço de papel ou uma folha de papel toalha dobrada em 4 partes pelo lado de dentro, evitando-se assim o contato das gotículas de saliva e fluidos nasais direto com a máscara.


Fique em casa, mas conte conosco!

A Estasa atua sempre auxiliando o síndico na mediação de conflitos. Somos referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro e montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.

💬 Precisa de ajuda?