Área de lazer é opção para entreter a garotada durante o recesso escolar

16 de julho de 2019
Foto de uma brinquedoteca para a pauta: "Área de Lazer dos condomínios são opções para entreter a garotada durante o recesso escolar" para o Blog da Estasa

Alguns conjuntos estão deixando de lado espaços tradicionais, como o “velho” parquinho e quadra esportiva, para investir em infraestrutura e novos locais na área de lazer para a criançada

No período de férias escolares, os condomínios se preparam para receber a garotada em tempo integral nas áreas comuns. Com isso, alguns conjuntos estão deixando de lado espaços tradicionais, como o “velho” parquinho e quadra esportiva, para investir em infraestrutura e novos locais para a criançada, o que para os pais e responsáveis pode trazer mais conforto, economia e segurança. Nos novos condomínios há desde tradicionais itens como piscina e play até ambientes mais lúdicos para atrair os pequenos.

“O lazer infantil é muito importante. Então, pensamos sempre em opções já conhecidas, como parquinho, piscina, item que não pode faltar, e brinquedoteca. Também projetamos itens que saem do tradicional para que a criança possa estimular a criatividade”, conta Sanderson Fernandes, diretor da Avanço Realizações Imobiliárias.

É o caso da Cidade da Criança, do residencial Now Cachambi. Lá, a garotada tem a possibilidade de criar situações que envolvem temas como trânsito, respeito ao próximo e a importância de compartilhar os brinquedos. Outro exemplo da empresa é o Jazz, na Freguesia, que foi entregue com atelier infantil, brinquedoteca, espaço kids e piscina.

Segundo Anna Carolina Chazan, gerente de Gestão Predial da Estasa, há, ainda, condomínios que oferecem colônia de férias e até oficinas de trabalhos manuais, como reciclagem, massinha e slime.

“Famílias com filhos têm buscado mais comodidade e uma vida mais tranquila, o que leva à compra de imóveis em condomínios com espaço de lazer diferenciado. Isso está sendo um grande quesito na hora da compra do imóvel”, comenta Sonia Chalfin, diretora da Administradora Precisão.

LEIA MAIS:

Blog Estasa – Área de lazer deve seguir normas de segurança

Blog Estasa – Mudança na lei sobre academia em condomínio

Blog Estasa – Crianças no condomínio: cuidados nas férias escolares

MANUTENÇÃO DA ÁREA DE LAZER

Para que os espaços estejam sempre conservados e seguros, evitando acidentes, é preciso preservar e também fazer uma manutenção periódica. No caso dos plays, brinquedos como gangorra, escorrega e balanço, de acordo com o arquiteto Fernando Santos, da Santos Projetos, precisam ser inspecionados, no mínimo, uma vez por ano.

Ele recomenda verificar a fixação dos brinquedos no chão, além de ver se não há pontos de ferrugem avançada em outras partes, em especial nos pontos onde as crianças seguram e sentam.

“Nos escorregas, observar a prancha e as laterais onde correm as mãos dos pequenos. Já nos balanços, atentar para o estado das correntes que seguram os assentos e o estado geral do eixo superior. No caso de gangorras, atentar para a alça e o eixo do brinquedo. Hoje em dia, há muitos brinquedos feitos de PET reciclado, que não enferrujam, mas a fixação das peças no brinquedo e do brinquedo no chão ainda é feita por parafusos metálicos, que precisam ser inspecionados e mantidos em boas condições”, explica.

Por fim, a Estasa recomenda, em condomínios com piscina, que crianças pequenas não devem ficar sem a companhia dos pais, bem como a utilização dos elevadores não deve acontecer com crianças desacompanhadas ou menores de 12 anos.

Pareceu complicado?

A Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro e montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio. 

Fonte: O Dia – Lazer dos condomínios são opções para entreter a garotada durante o recesso escolar