07 formas de reduzir o valor da cota condominial

17 de janeiro de 2019
Foto de envelope com cédula de reais brasileiros para a pauta "07 formas de reduzir o valor da cota condominial" do Blog da Estasa.jpg

Após entendermos quais os motivos que podem elevar o valor da cota condominial, precisamos partir para a ação de redução. Listamos abaixo 07 exemplos de iniciativas que, com certeza, irão ajudar a diminuir os custos.

Água, Energia e Portaria: Formas de reduzir sua cota condominial consideravelmente

1) Fim da portaria 24h (noturna) – já falamos que a mão-de-obra é o maior custo, então reduzir o número de funcionários é uma alavanca forte. Reduzir a posição de quem trabalha à noite requer alguns cuidados:

  • Garanta que todos os moradores possuam chaves de todas portas de acesso,
  • Entradas de carro devem estar automáticas para que moradores abram portões sem precisar descer do veículo,
  • Os interfones e câmeras precisam ser revisados constantemente para o funcionamento ser perfeito,
  • Em garagens onde o porteiro/vigia atua como manobrista, deve ser pensado uma solução para os períodos sem a presença deles.

Agora um tema pouco explorado, mas de extrema importância, oriente a todos os moradores a sempre verificar que as portas foram fechadas, em alguns casos coloque um alarme que avisa se estão abertas.

2) Utilização de portaria virtual – a tecnologia chegou aos condomínios! As portarias virtuais funcionam como uma portaria remota, onde um porteiro em uma central é capaz de atuar em vários condomínios simultaneamente. Para isto acontecer o prédio precisa estar automatizado. Neste modelo o custo mensal com portaria reduz em mais de 50% mas existe um investimento inicial que se paga em no máximo um ano. Neste modelo permanecem como funcionários apenas manutenção e limpeza. A perda para os moradores acontece em ajuda com compras, etc… mas a questão da segurança é pouco afetada segundo especialistas.

3) Busca de pequenos vazamentos de água – muitas vezes temos pequenos vazamentos ou mesmo torneiras pingando que oneram a conta de água. Uma revisão ajuda muito e existem empresas especializadas que avaliam torneiras, descargas, caixas d’água, cisternas e tubulações em geral. Este trabalha deve ser feito nos aptos também.

4) Redução do consumo de energia – Também existem empresas especializadas, mas a solução será sempre: acendimento automático de corredores, salões, academias e garagens com sensores de presença, redução de elevadores em períodos de menor demanda, troca de lâmpadas por outras mais eficientes, troca de equipamentos de ar e bombas por outros mais eficientes e manter locais com ar-condicionados fechados para reduzir a perda.

Leia mais:

Blog Estasa: Condomínio caro: o que fazer?

Blog Estasa: Ideias para reduzir custos em condomínios

Blog Estasa: Como preparar a previsão orçamentária de um condomínio

Revisão dos contratos e do quadro de funcionários: formas rápidas de redução da cota condominial

5) Negociação geral de contratos – nestes tempos de crise, negociar sempre é mais fácil. Se entender que algum contrato está alto, chame o fornecedor para conversar e veja o que consegue.

6) Redução do horário de funcionamento de piscina e academias – tanto piscinas quanto academias exigem por lei a presença de profissionais para acompanhar as atividades. Longos horários exigem a contratação de funcionários adicionais ou pagamento de horas-extras. Avalie o horário de funcionamento e entenda se existe demanda todo o tempo. Nos meses de inverno a redução do horário impacta pouco os moradores.

7) Revisão do quadro de horário dos empregados – a nova lei trabalhista permitiu uma flexibilidade nos modelos de contratação. O pagamento de muitas horas extras encarece a folha de pagamentos e possui um impacto grande na cota condominial. Peça para sua administradora rever seu quadro de horários, eles possuem equipes especialistas nestes serviços. 

Link da foto: Flickr

Pareceu complicado?

Veja também: a Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio. 

💬 Precisa de ajuda?