Condomínio Novo? Dicas Importantes Para uma Mudança Tranquila

05 de abril de 2017
Foto de um engenheiro pulando de felicidade com a planta de um imóvel em mãos em frente a uma casa para a pauta "Condomínio Novo: Dicas Importantes Para uma Mudança Tranquila" do Blog da Estasa.

A mudança para um condomínio novo (ou casa nova) é sempre um momento de alegria. No entanto, se o novo lar em questão é em um condomínio “zero Km”, isto é, recém-implantado, algumas tarefas adicionais precisam ser cumpridas para garantir uma mudança tranquila. O blog da Estasa separou todos os passos que precisam ser seguidos para você não ter dor de cabeças.

Etapa 1: AGI de um Condomínio Novo

A implantação do condomínio novo é o momento após a construtora acabar a obra, obter o Habite-se e entregar as chaves aos moradores. Neste momento, a construtora agenda uma AGI (assembleia geral de implantação) com alguns objetivos:

(1) passar instruções aos moradores sobre a entrega das chaves;
(2) explicar o funcionamento básico do condomínio;
(3) explicar as regras gerais de mudança e obras;
(4) propor e aprovar um plano orçamentário e cota condominial;
(5) eleger o síndico e membros do conselho. Aconselhamos que os moradores compareçam, prestem atenção e façam perguntas. A eleição é um momento onde é possível descobrir e até conhecer melhor seus vizinhos.

Etapa 2: Água e Luz

A etapa seguinte da mudança para um condomínio novo é, sem dúvida, ligar a água e a luz. A ligação da água é um processo simples e automático. Ao abrir as torneiras, se a água não estiver saindo basta descobrir onde fica o registro geral do seu apartamento e abri-lo. Tenha o cuidado de manter as torneiras e chuveiros fechados no momento que for abrir o registro geral para evitar alagamentos.

A ligação da luz precisará de um pouco mais de esforço e só poderá ser realizada após a liberação da construtora. É preciso solicitar junto à distribuidora local de energia (Light na cidade do Rio de Janeiro) o relógio de medição como: LIGAÇÃO NOVA. Para isto vá na unidade mais próxima da Light levando original e cópia do contrato de compra, CPF e RG do proprietário. O processo demora aproximadamente 72 horas após a solicitação.

LEIA MAIS:

Blog Estasa: Condomínio caro: o que fazer?

Blog Estasa: Implantação de condomínio sem mistério

Blog Estasa: Novo aplicativo facilita a vida em condomínios

Etapa 3: Pequenas Obras

Quem se muda para um apartamento novo não consegue fugir de realizar pequenas obras. O novo morador precisa consultar a legislação municipal e a convenção do condomínios para entender o que é permitido. Dois problemas muito comuns são mudanças que impliquem em alteração de fachada ou mudanças na área comum do condomínio.

Os problemas mais comuns são:

(1) janelas de serviço  – normalmente não são entregues pela construtora e precisam seguir um padrão definido na convenção ou na primeira assembleia do condomínio;
(2) compressores de ar condicionado modelo Split – não podem ser instalados em qualquer local. Eles precisam seguir normas determinadas pela legislação e convenção;
(3) toldos e fechamento de varandas – precisam seguir as leis municipais relativas a alteração de fachada.
(4) mudança internas de paredes – só podem ser realizadas após a consulta ao “manual do proprietário” e por equipe especializada de forma a evitar impactos na estrutura. Mais uma coisa que passa despercebida e gera confusão.
(5) O hall do elevador, mesmo em apartamentos com halls exclusivos, faz parte da área comum do condomínio e precisa de autorização para mudança.

Tudo pronto? Então é a hora da mudança!

Etapa 4: Mudança

A mudança deve seguir horários determinados na convenção ou regulamento interno do condomínio. Normalmente nos meses iniciais, os horários de mudança são flexibilizados para facilitar os moradores.

Para planejar seu orçamento neste momento de mudança é importante não esquecer de uma cota extra de condomínio chamada de “enxoval”. Esta cota acontece apenas uma vez e tem por objetivo comprar tudo que o condomínio precisa para operar e não estava previsto no escopo da construtora (equipamentos de escritório, limpeza, utensílios para empregados, etc.).

Na AGI (assembleia de instalação), é apresentada uma previsão orçamentária do condomínio, e uma estimativa do valor de cota condominial ordinária (a ser paga mensalmente) para as unidades. Este valor pode variar em função da fração ideal de cada unidade. Esta mudança é significativa apenas em apartamentos especiais como coberturas ou com áreas maiores que as demais.

Não se esqueça, é fundamental manter junto a empresa administradora do condomínio, o endereço que gostaria de receber a cobrança, principalmente se não estiver ainda ocupando o apartamento.

Essas tarefas parecem muito técnicas ou trabalhosas para serem realizadas sozinhas? Aí que aparece o trabalho de uma boa administradora, pois ele terá uma área especializada em implantação de condomínios que auxiliará em cada um dos pontos.

Pareceu complicado?

Veja também: a Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro e possui um departamento especializado em implantação de condomínios. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio. 

💬 Precisa de ajuda?