Como atenuar os problemas causados pela crise da água

11 de fevereiro de 2020
Arte do O Globo contendo um síndico em cima de uma caixa d´água para a pauta Como atenuar os problemas causados pela crise da água do Blog da Estasa

A crise da água no Rio continua sem perspectiva de ter fim. Nos condomínios, síndicos e moradores têm dúvidas sobre a melhor forma de agir. Por prudência, o síndico pode tomar algumas medidas.

A primeira delas é contratar ajuda técnica para verificar se a água que está sob responsabilidade comum está adequada para o consumo que se presta. E é necessário garantir que todos saibam a qualidade da água que estão consumindo — sugere Caroline Roque, sócia do escritório Coelho, Junqueira & Roque Advogados.

Paulo Codeço, supervisor da Precisão Empreendimentos Imobiliários, concorda:

Estamos diante de um produto com qualidade duvidosa e de valor expressivo para o condomínio. Nesse momento, temos água com presença de geosmina e de coloração diferenciada. Cabe ao síndico manter os condôminos e funcionários informados de que não se trata de um problema do condomínio e sim da concessionária de serviço público — aconselha.

Sem desperdício

Outra dúvida comum: é preciso limpar e esvaziar a cisterna? Ou isso não adianta nada, já que a água está vindo com problema?

Marcelo Borges, diretor de Condomínio e Locação da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) sugere que tudo seja feito com bastante cautela. Afinal, explica ele, a água é um componente significativo no orçamento do condomínio, perdendo apenas para a folha de pagamento.

A orientação é não tomar a medida drástica de esvaziar as caixas d’água e reenchê-las. Por enquanto, não há notícia de que a água que encherá as caixas novamente terá a mesma qualidade de antes da crise.

Para evitar o desperdício da água já armazenada, o ideal é que o condomínio a utilize para fazer a limpeza das áreas comuns.

É importante ir utilizando essa água. O síndico deve monitorar toda essa situação, estar em contato com a Cedae e manter a comunicação com os condôminos — destaca Borges.

LEIA MAIS:

Blog Estasa – Hidrômetro individual: ter ou não ter?

Blog Estasa – Chuva e os prejuízos no condomínio: quem paga a conta?

Blog Estasa – Rateio de água em prédios antigos ainda causa dor de cabeça

Alguns condomínios estão comprando água mineral para o uso dos funcionários.

É uma situação injustificável e insustentável o que os consumidores estão passando. Ser obrigado a ter gastos com água mineral enquanto a concessionária de água sequer acena a possibilidade de desconto na conta de água que está imprópria para consumo. Mas, sim, vale comprar água mineral, devendo o consumidor registrar e guardar cada gasto que está tendo para eventual pedido de reembolso e, principalmente, caso sofra alguma enfermidade, buscar atestado médico conclusivo da causa — diz Caroline Roque.

Tanto os consumidores como os condomínios podem entrar com um processo contra a Cedae pelos custos causados. Rogério Quintanilha, diretor executivo da BAP, afirma que vale o condomínio documentar os prejuízos e despesas extraordinárias que está tendo para, futuramente, analisar a viabilidade de entrar com uma ação.

Outra alternativa na tentativa de remediar o problema é a instalação de um filtro, cuja empresa especializada também pode auxiliar na tomada de decisão para melhor atender a todo o condomínio, lembra Mariana Portela de Andrade, diretora da JB Andrade Imóveis:

E é importante lembrar que fazer a limpeza e a manutenção da caixa d’água e da cisterna do condomínio, a cada seis meses, é obrigatória, independentemente do problema hoje enfrentado na cidade.

Um leitor do Morar Bem enviou um e-mail relatando que o condomínio onde morar quer o instalar um filtro para melhorar a qualidade da água e já tem assembleia marcada para decidir sobre o assunto: “Nesses momentos preocupantes, as pessoas tendem a ir pelo primeiro palpite que aparece, e esquecem detalhes técnicos e aí é que mora o problema. Como fazer esta escolha?”.

Neste caso, sugere o presidente da administradora de condomínios Estasa, Luiz Barreto, o ideal é avaliar, no mínimo, três orçamentos e ouvir mais de uma empresa para tomar a decisão de forma adequada:

A escolha deve ser pautada sempre em meios filtrantes já testados e validados pelo mercado, além de buscar informações sobre sua eficiência junto a órgãos certificadores, que atestam de fato sua qualidade.

Pareceu complicado?

A Estasa atua sempre auxiliando o síndico na mediação de conflitos. Somos referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro e montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.

Fonte: O Globo – Saiba como síndicos e moradores podem atenuar problemas causados por crise da água

💬 Precisa de ajuda?