Carta Circular 575 / 2020 – Programação do 13º salário

04 de setembro de 2020
Foto de Notas de cem e cinquenta reais para a pauta "Seguro para pagar contas cresce na crise" do Blog da Estasa.

Alertamos que a 1ª parcela do 13º salário dos empregados deste ano de 2020 será paga no dia 30/11 (mesmo dia do salário de novembro para quem recebe no último dia do mês e, cinco dias antes, para quem recebe no 5º dia útil do mês seguinte).

Já a 2ª parcela será paga em 18/12, junto com o pagamento do INSS sobre 13º. Lembramos que será gerado um contra-cheque único de 13º salário em 12/2020, demonstrando o pagamento integral com a dedução do adiantamento (primeira parcela), os demais descontos pertinentes e o valor líquido recebido.

Os empregados que tiveram seus contratos suspensos temporariamente de acordo com a MP 936 sofrerão consequente redução do valor do 13º salário por conta dos avos proporcionais de meses efetivamente trabalhados neste ano, podendo o condomínio-empregador, se quiser, autorizar pagamento integral desde que nos solicite formalmente até o dia 30/09/2020.

Embora saibamos do quanto está sendo extremamente difícil para todos nós este ano de 2020, especialmente pela situação econômica do país, agravada pela pandemia do coronavírus, é comum esperar o acréscimo de despesas em condomínios nos meses finais do ano, ocasião em que há pagamentos de gratificações e despesas natalinas que se somam ao 13º salário.

Portanto, além de tal despesa representar um significativo impacto nas finanças do condomínio no final do ano, provavelmente neste caso virá ainda acompanhada do acréscimo do reajuste dos empregados retroativo a 04/2020, que até então não foi homologado, o que reforça ainda mais a preocupação de cada condomínio em estar preparado para tais compromissos.

Não esqueça de fazer o provisionamento contando com eventual margem de inadimplência, pois a possível falta de recursos integrais para esta destinação pode gerar saldo negativo em seu balancete (ainda que meramente contábil), gerando desequilíbrio das contas que deve ser brevemente corrigido.

Conte com a Estasa para ajudá-lo na organização das finanças de seu condomínio.

Atenciosamente,

Estasa – Soluções Imobiliárias

💬 Precisa de ajuda?