Como prevenir assaltos em condomínios?

08 de janeiro de 2021
Arte de um ladrão invadindo uma casa para o post: "Como prevenir assaltos em condomínios?" do Blog da Estasa.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que só no último ano foram registrados dois furtos a residências por dia no Estado do Rio de Janeiro. Moradores de condomínios também são vítimas, principalmente nessa época do ano, quando muitas pessoas viajam de férias e os imóveis ficam vazios.

Os furtos, mais comuns em pequenos condomínios, ocorrem mais à noite quando o fluxo de moradores e/ou funcionários dos condomínios é menor. O objetivo destes meliantes é furtar pequenos objetos como bicicletas, monitores de computador e TVs.

A forma mais eficiente e comum de evitar assaltos em condomínios é com o uso de câmeras de vigilância, monitoramento remoto e alarmes ligados a centrais. Existem também outras medidas para dificultar a ação de criminosos:

  • Fixar placas na parte externa do condomínio, informando que o ambiente é monitorado por câmeras e alarmes;
  • Utilizar cadeados nos portões;
  • Manter o acesso as áreas comuns e aos apartamentos sempre iluminados ou com sensores de presença.

LEIA MAIS:

Blog Estasa – Áreas de lazer devem seguir normas de segurança

Blog Estasa – Orientações para aumentar a segurança em condomínios

Blog Estasa – Mais segurança para o condomínio: cresce mercado de câmeras

Outro tipo de delito é a invasão de apartamento, onde criminosos entram nos apartamentos sem chamar a atenção para realizar o roubo ou obrigar o morador a fazer transferências de dinheiro ou similares. Normalmente esses criminosos se disfarçam de prestadores de serviços para render moradores e acessar o apartamento. Por isso, oriente os funcionários da portaria sempre a:

  • Perguntar o nome do prestador e conferir com o morador se a pessoa está autorizada a entrar antes de abrir o portão;
  • Anotar os dados do prestador antes de acessar o apartamento e monitorar o tempo em que ele permanece na unidade. Em caso de demora, interfone e pergunte ao morador se está tudo bem;
  • Pedir o crachá e conferir o uniforme de prestadores de serviço de empresas de telefonia, internet, gás, energia, água e outros;
  • Cuidado com apartamentos de temporada. Crie processos de identificação para conhecer quem está utilizando.
  • Em condomínios de grande porte, o uso de sistemas de controle de acesso é fundamental para saber o nome de moradores e funcionários, como para deixar pré-definido os horários que estes acessam os apartamentos. Alguns aplicativos permitem esse controle através da digital e até pela íris dos olhos.

É preciso também que os moradores fiquem atentos e sigam as dicas abaixo:

  • Cuidado ao entrar a pé ou de carro, veja se não existem suspeitos, e não deixe pessoas entrarem junto sem serem anunciadas.
  • Ao chegar a noite, avise ao se aproximar para que a portaria possa rapidamente liberar seu acesso.
  • Avise se for viajar, proibindo o acesso de pessoas não autorizadas ao apartamento;
  • Mantenha suas chaves sempre próximas a você.

Lembre-se: Se você sofrer algum tipo de violência, avise a polícia e nunca reaja!

Ligue: 190 (Polícia Militar)

Ainda possui dúvidas sobre como prevenir assaltos em condomínios?

A Estasa é referência em gestão condominial no Rio de Janeiro. Possuímos uma equipe especializada que poderá auxilia-lo em todos os assuntos referentes à gestão condominial. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente, moderna e eficiente.

💬 Precisa de ajuda?