#MaisLidas: O que são despesas ordinárias e extraordinárias?

11 de janeiro de 2018

O que são despesas ordinárias e extraordinárias?

Na hora de organizar as contas do condomínio o síndico tem que entender tudo de despesas. Você sabia que elas estão divididas em dois tipos? Existem as despesas ordinárias e extraordinárias e muitas pessoas fazem confusão no que cada uma é. No entanto, fique tranquilo! O Blog da Estasa vai te explicar a diferença entre elas.

O que são as despesas ordinárias?

Despesas ordinárias são todos os gastos rotineiros e necessários para manutenção do condomínio, como: salários, prestadores de serviços, encargos fiscais e trabalhistas, despesas de consumo, manutenção, seguro, gastos administrativos, conservação, pequenos reparos e outras.
Nessa área o síndico precisa ter muito cuidado, pois uma previsão orçamentária errada pode levar as finanças do condomínio ladeira abaixo. É preciso planejar com muito cuidado todas essas despesas, já que são fixas e certas ao longo de todos os meses.

E as despesas extraordinárias?

Já as despesas extraordinárias, como o próprio nome diz, são os gastos extras oriundos de imprevistos como: vazamentos, substituição de equipamentos, reformas, benfeitorias entre outros exemplos. Uma ressalva importante: salvo algumas situações emergenciais, a captação de valores para despesas extraordinárias é precedido de assembléia de condomínio (clique no link para ler como funciona uma assembleia de condomínio).
Essa distinção pode não ser importante para a maioria dos condôminos. No entanto, quem aluga um local deve estar sempre de olho: por lei, as despesas ordinárias são de responsabilidade do inquilino, mas as extraordinárias caem nas mãos do proprietário do imóvel. Um bom acordo é que o pagamento dessas despesas, quando feitas pelo inquilino, sejam depois descontadas do próprio aluguel.

Pareceu complicado?

Veja também: a Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.