Administração de Condomínios

Como lidar com o pinga-pinga do ar-condicionado?

As gotículas do aparelho de ar-condicionado que respigam na janela e, também, escorrem na cabeça do vizinho são uma das causas de mal-estar entre moradores, quando o problema não é resolvido no condomínio ou edifício. Neste caso, é necessário atenção.

Na hora de instalar, é preciso chamar um técnico em ar-refrigeração para certificar o nivelamento, a colocação da mangueira que conduz a água condensada e outros detalhes de utilidade para um bom serviço. Além disso, também é necessário limpar o filtro com água morna e sabão ou aspirador de pó, evitando, assim, problemas respiratórios, provenientes do acúmulo de fungos, ácaros e bactérias.

O técnico de refrigeração e ar-condicionado da Estasa, Paulo Vasconcellos, 48 anos, atenta-se para a limpeza do dia a dia, além das normas legais da prefeitura que devem ser seguidas pelo consumidor.

“O ideal é limpá-lo a cada 15 dias e manter os filtros sem resíduos de poeira também. A mangueira deve estar conectada ao duto, que sai do ar-refrigerado, eliminando o respingo no lado externo. De outro modo, pode ser feito uso de uma garrafa pet, o qual conectada a mangueira vai levar o respingo para o interior do imóvel, porque, se a fiscalização da prefeitura observar o gotejamento externo, o proprietário do imóvel pode ser notificado”, aconselha Vasconcellos.

Veja mais:

Que tal contratar um Síndico Profissional?
Funções do Porteiro de Condomínio
Como funciona uma assembleia de condomínio? Devo participar?

A Lei Municipal nº 2.749/1999 procura coibir o gotejamento. A lei determina que o aparelho de ar-condicionado projetado para o exterior da edificação deverá dispor de um reservatório, em forma de calha coletora, para captar a água produzida e impedir o gotejamento na via pública. Além disso, impõe penalidade, caso, ocorra o pinga-pinga, podendo o edifício e/ou condomínio responder com o infrator. Como uma solução para todos os condôminos ou proprietários, a medida deve ser deliberada em assembleia geral.

As melhores soluções em administração condominial estão aqui

A Estasa oferece soluções completas para seu condomínio. Quando a Estasa é contratada para gestão condominial de um prédio, o gerente de relacionamento é o encarregado de auxiliar o síndico no acompanhamento dos gastos com luz e água, entre outras coisas.
Quer saber como podemos fazer seu prédio economizar? Clique aqui ou entre em contato pelo telefone: (21) 99584-4400.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *