Administração de CondomíniosGrupo EstasaImóveisNotíciasSíndico Profissional

As 3 habilidades mais importantes para um Gestor de Condomínios (parte 2)

 

Na nossa primeira conversa abordamos a importância do controle de contas do Condomínio. Mostramos o quanto é importante entender a função de cada grupo de saldo, e quais tipos de contas devem ser enquadradas em cada um deles.

Agora vamos falar sobre o segundo, e não menos importante, ponto de atenção:

 

Inadimplência

A inadimplência sempre foi um tema relevante em administração de condomínios, especialmente nos últimos anos com a crise. É necessário que se estabeleça um padrão de atuação, e este seja conhecido por todos no condomínio, para que não exista a sensação de favorecimento de uns com relação a outros. Isso aumenta a credibilidade do Gestor do Condomínio, e traz maior segurança ao processo. Um processo de cobrança bem desenhado maximiza resultados e melhora a questão financeira do condomínio.

O estabelecimento de uma régua de cobrança, ferramenta pela qual são definidos os padrões de cobrança do condomínio, é fundamental para a eficiência e o alcance dos resultados esperados.

Nessa régua o Gestor define com sua Administradora ou Escritório de Cobrança, parâmetros como:

– Periodicidade de envio de cartas de cobrança e/ou e-mails
– Quando deve ser iniciada a cobrança telefônica
– Em até quantas parcelas pode-se fechar um acordo com um devedor
– A partir de quantas cotas em atraso deve ser acionado o jurídico para a devida ação judicial

Dentre outros parâmetros que igualmente podem ser definidos.

Feirões de acordos podem ser organizados no condomínio, dependendo do volume da inadimplência, para que as pessoas que queiram resolver sua situação tenham maior conforto. Cabe lembrar que a concessão de descontos somente deve existir se o Gestor tiver autorização da assembleia, pois do contrário poderá responder pessoalmente pelo valor não arrecadado.

Veja mais:

Que tal contratar um Síndico Profissional?
Funções do Porteiro de Condomínio
Como funciona uma assembleia de condomínio? Devo participar?

As melhores soluções em administração condominial estão aqui

A Estasa oferece soluções completas para seu condomínio. Quando a Estasa é contratada para gestão condominial de um prédio, o gerente de relacionamento é o encarregado de auxiliar o síndico no acompanhamento dos gastos com luz e água, entre outras coisas.
Quer saber como podemos fazer seu prédio economizar? Clique aqui ou entre em contato pelo telefone: (21) 99584-4400.

A cobrança da inadimplência é uma ferramenta importante, que pode ajudar muito no equilíbrio financeiro do Condomínio, por isso é um ponto importante de atenção do Gestor de Condomínios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *