Orientações para aumentar a segurança em condomínios

25 de setembro de 2013
Foto de câmera fazendo segurança para a pauta Orientações para aumentar a segurança dos prédios do Blog da Estasa

Moradores, síndicos e porteiros devem estar atentos à presença de visitantes, entregadores e prestadores de serviços nas dependências dos condomínios.

Criminosos especializados em assaltar condomínios  exploram brechas no sistema de segurança e entram em edifícios, com estratégias sofisticadas Para orientar síndicos, moradores e profissionais de edifícios, a Estasa disponibiliza este guia que traz algumas dicas que podem prevenir essas indesejáveis surpresa.

Cada vez mais os condomínios estão cercados por câmeras, cercas elétricas, portões duplos e vigilância 24h. Especialistas em segurança são unânimes ao afirmar que aparatos tecnológicos não bastam para impedir o ataque aos edifícios. Apenas a cooperação entre profissionais / prestadores de serviço, condôminos e síndicos, auxiliada por instalações físicas e equipamentos de segurança eficientes, é capaz de diminuir a fragilidade dos prédios.

Alarmes e sensores apenas avisam as pessoas do perigo. O essencial é que moradores e profissionais / prestadores de serviço do condomínio adotem procedimentos seguros e saibam como agir em situações de risco. Estudadas pelos criminosos, as “brechas” do sistema de segurança – descuidos dos moradores, equipamentos com mau funcionamento ou profissionais / prestadores de serviço despreparados – facilitam os assaltos, por isso, o mais importante é adotar medidas preventivas no condomínio e fora dele.

Leia Mais:

Blog Estasa – Segurança é debatida em evento para síndicos

Blog Estasa – Cursos para porteiros deixam prédios mais seguros

Blog Estasa – Recorde de roubo a pedestres leva assaltos à porta das casas

Formas mais comuns de invasão em condomínios

  • Entrada dissimulada para entregas, realização de serviços, ajuda em situações de emergência (pessoas passando mal, problemas mecânicos com veículos) ou forçada juntamente com um morador;

  • Por meio de muros baixos, iluminação deficiente, falta de equipamentos de segurança ou portões muito lentos ao abrir ou fechar;

  • As quadrilhas que assaltam condomínios vêm se sofisticando, em termos dos procedimentos e até das tecnologias utilizadas. Além das formas mais conhecidas de invasão, como abordagem de carros de moradores no portão do condomínio e outras, vêm sendo noticiados casos que envolvem clonagem de placas de carros, roubos de controle remoto;

  • Acesso facilitado pelo comportamento de risco de moradores ou profissionais / prestadores de serviço;

  • E utilizando-se de outros prédios para entrar no desejado, por isso é importante pensar em segurança e pensar no coletivo, envolvendo os “vizinhos” à se envolver e se possível montar um “bolsão de segurança”

Pareceu complicado?

A Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.

💬 Precisa de ajuda?