Cerca elétrica ou CFTV: Meu condomínio precisa?

19 de fevereiro de 2015
Foto de câmera CFTV e cerca de arame farpado para a pauta "É preciso instalar CFTV ou cerca elétrica?" do Blog da Estasa.

Uma das principais preocupações de se viver nos grandes centros urbanos hoje em dia é a segurança, um fator que pesa muito na hora de escolher um imóvel. Os condomínios costumam ser escolhidos por geralmente apresentar mais segurança e muitos deles possuem circuitos fechados de TV (CFTV) e cerca elétrica. Mas o síndico precisa ter alguns cuidados para poder instalar e usar de forma correta esse tipo de equipamento.

LOCAL – Áreas de circulação constante, como postarias, entrada e saída de pessoas e veículos, halls de entrada e elevadores são os locais mais indicados para instalar os equipamentos, uma vez que são os mais movimentados. Em outros locais, como salões de festa, também podem haver equipamentos, mas sem precisar de monitoramento constante – as imagens podem ser resgatadas caso haja algum problema. Algumas áreas como banheiros e vestiários não podem ser filmadas.

SINALIZAÇÃO – De extrema importância, a sinalização da presença de câmeras e cercas elétricas é essencial, uma vez que o condomínio é responsável por qualquer acidente causado pela cerca elétrica ou por algum vídeo comprometedor postado na internet, por exemplo. Por isso é importante que esse tipo de equipamento seja instalado e monitorado por empresas especializadas.

Leia mais:

Blog Estasa – Segurança é debatida em evento para síndicos

Blog Estasa – Orientações para aumentar a segurança em condomínios

Blog Estasa – Recorde de roubo a pedestres leva assaltos à porta das casas

IMAGENS – O ideal é que os moradores tenham acesso apenas às câmeras de entrada e saída do condomínio. Caso seja preciso que imagens sejam revistas para resolução de pequenos problemas, como arranhão em carro na garagem, por exemplo, a solicitação deve ser feita ao síndico, que assistirá o trecho solicitado juntamente com o solicitante. Para casos mais sérios, o recomendado é que as imagens sejam cedidas apenas mediante pedido judicial, para evitar futuros processos contra o condomínio.

LEGISLAÇÃO – Na grande maioria dos estados e municípios não há uma legislação específica sobre o tema. São Paulo e Brasília, por exemplo, possuem regulamentações bem específicas. Mas, no geral, fica o bom senso sobre o uso das imagens e a responsabilidade de contratar uma empresa especializada para a instalação dos equipamentos de CFTV e cerca elétrica, afim de garantir a maior segurança aos moradores.

Pareceu complicado?

A Estasa é referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro. Montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.

💬 Precisa de ajuda?