[Coronavírus] Condomínios já registram aumento de inadimplência durante coronavírus

26 de abril de 2020
Foto de prédios no Rio de Janeiro para a pauta: "[Coronavírus] Condomínios já registram aumento de inadimplência durante coronavírus" para o Blog da Estasa

A crise causada pela pandemia de Covid-19 provocou aumento de inadimplência nos condomínios em abril. A taxa de não pagamento ficou em 18% (considerando as datas de vencimento mais comuns: dias 5 e 10), enquanto a média histórica é de 9% — um aumento de 100%.

— É um percentual bem elevado. Sabemos que, com a crise, muitos estão com dificuldade de honrar seus pagamentos. Mas, por outro lado, com as pessoas mais tempo em casa, o condomínio precisa funcionar muito bem e, para isso, a taxa deve ser paga em dia—defende Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio.

Como a folha salarial é o que mais pesa no orçamento (57% em média), os síndicos buscam soluções para manter o quadro de funcionários, sem prejudicar a rotina do condomínio.

De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), o número de demissões nos condomínios não aumentou nos meses de março e abril.

LEIA MAIS:

Blog Estasa – [Coronavírus] Uso de máscaras em condomínios

Blog Estasa – [Coronavírus] Inquilinos negociam descontos no aluguel

Blog Estasa – [Coronavírus] Barulho na quarentena: convivência difícil entre moradores

— As demissões por causa da pandemia devem ser deixadas de lado. Com os dispositivos da medida provisória (MP) 936, os síndicos têm opção de suspender contratos de trabalho ou reduzir jornada com as compensações financeiras do governo federal. Soluções que resguardam o caixa do condomínio, sem ser tão prejudiciais para o trabalhador — defende Rafael Thomé, presidente da Abadi.

Adoção de banco de horas, antecipação de feriados e concessão de férias individuais ou coletivas — previstos nas MPs 927 e 936 — são outros artifícios para reduzir o custo com os funcionários durante o período da pandemia, defende o advogado Leandro Sender.

— Contudo, caso o condomínio considere a demissão inevitável, devemos lembrar que o desligamento enseja o pagamento das verbas trabalhistas, fato que deverá ser analisado pelo condomínio antes de tomar sua decisão.

Folga para os mais velhos

Luiz Barreto, presidente da Estasa, empresa de administração de condomínios, sugere a liberação dos funcionários com mais de 60 anos e em grupo de risco:

— Com os demais, o melhor seria criar uma escala reduzindo dias de trabalho dos que moram longe e estão sujeitos a mais riscos no transporte.

Zeca Sasson, da Sindikoprofissional, decidiu dar férias progressivas a funcionários e não planeja demitir nos condomínios que administra.

—Reduzimos todos os custos para enfrentar um eventual aumento da inadimplência. Gastos, só para compra de equipamentos de proteção para os funcionários (como luvas e máscaras) e produtos de limpeza para higienização.

Fonte: O Globo – Condomínios já registram aumento de inadimplência durante coronavírus

Pareceu complicado?
A Estasa atua auxiliando o síndico no combate à inadimplência, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Somos referência em administração de condomínios no Rio de Janeiro e montamos uma página explicando exatamente como atuamos e o que nos diferencia das outras empresas. Clique aqui e confira todas as soluções inovadoras para uma administração transparente no seu condomínio.
💬 Precisa de ajuda?